Oratória para Engenheiros!? Para quê?

ENGPLAY_BLOG_ORATORIA (1) (1)
Quem nunca ouviu a palavra oratória em algum momento da vida, atire a primeira pedra!

A tão conhecida arte de falar bem, explorada por muitas civilizações nos tempos antigos (alô, gregos, romanos e egípcios!)  para persuadir o público, não perdeu sua importância na atualidade. Pelo contrário, tem sido cada vez mais um divisor de águas entre os profissionais que conseguem destaque no mercado e os que não conseguem vender o próprio peixe

Saber expor suas ideias de forma eficaz, com eloquência, é tão indispensável para o engenheiro quanto saber fazer  PSCIP, projetos hidrossanitários, financiamento de obras, cálculos em geral, utilizar softwares etc. Por quê? Confira esse blogspot para entender os motivos da importância da oratória para a sua profissão!
[ALERTA: as informações contidas nesse texto te farão correr para se inscrever no aclamado curso Oratória para Engenheiros da EngPlay. Cuidado!] 

Vou ter que atirar a primeira pedra, NÃO SEI O QUE É ORATÓRIA!

Então vamos começar pelo básico: a oratória é… tan tan… a comunicação através da fala, com as entonações e ênfases corretas, e a boa estruturação da mensagem, conquistada através da organização das suas ideias. 

Não são apenas líderes e oradores que utilizam da oratória: todas as pessoas necessitam dessa habilidade para se comunicarem interpessoalmente de forma eficaz. Para os profissionais de qualquer área é ainda mais imprescindível saber conversar e se expressar, pois é desta forma que se cria uma rede de contatos profissionais, o tão conhecido networking (atualmente, as melhores oportunidades do mercado são acessadas através de networking, por isso é tão importante saber cultivar uma).

Esse negócio de falar bem é só pra quem nasce com o dom, não é?

NÃO! Se você ainda está com a tal dúvida na cabeça “Oratória: estudar ou dom?” saiba que é possível desenvolver habilidades comunicacionais da mesma forma que você desenvolveu as suas outras habilidades ao longo da sua graduação e da vida em geral (ou você já nasceu sabendo fazer cálculos, hein?). 

Obviamente, como em qualquer atividade humana, algumas pessoas têm mais uma facilidade para se expressarem, de forma tão natural que muitos chamam de dom. Mas não possuir essa naturalidade não impede que você desenvolva suas habilidades comunicacionais para expor suas ideias. Esse desenvolvimento é obtido, primeiramente, através do conhecimento sobre si mesmo (seus medos, crenças limitantes, dificuldades) e, depois, pela prática de técnicas de comunicação, verbal e não verbal. Dessa forma, é possível se tornar tão desenvolto quanto aqueles que parecem terem nascido para isso

Ok, mas por que o engenheiro civil deve aprender a usar essa habilidade?

Desenvolva suas habilidades de gestão com nosso E-book: 10 passos essenciais para uma boa gestão de obras

Vamos pensar em três situações para entender melhor a importância da oratória para engenheiros:

1) Você, engenheiro recém-formado, está na sua primeira entrevista de emprego. Durante sua graduação você realizou alguns projetos interessantes na área de atuação da empresa e colocou no seu currículo para chamar a atenção. Não tendo experiência no mercado de trabalho, essa é a sua carta na manga para ficar com a vaga. O entrevistador realmente se interessa muito e começa a te fazer perguntas sobre esses projetos para entender o seu domínio no assunto e confirmar se você é um profissional capacitado. Mesmo sem experiências anteriores, ele está considerando seriamente em te dar essa chance, mas… você fica nervoso, começa a gaguejar, não consegue explicar para ele os métodos e técnicas utilizadas quando questionado, não consegue expressar todo o conhecimento que você tem no assunto, ou seja, não passa a mensagem com credibilidade, segurança e assertividade para o entrevistador e acaba perdendo a vaga, que tinha tudo para ser sua.

2)  Você é engenheiro de uma grande empresa e precisa fazer a apresentação de um projeto para os gestores, clientes e demais colegas. Você tem uma pegada sustentável e gosta de pensar no meio ambiente, mas suas propostas nunca são aceitas por aumentarem os custos das obras. Mas agora, nesse projeto específico, você encontrou alternativas para que o edifício a ser construído seja ecológico em alguns pontos e com custo equivalente a construções padrões. Porém a empresa tem uma visão fechada sobre o assunto e você precisa expressar e defender suas ideias de forma convincente, enfatizando as vantagens e pontos positivos do seu projeto. 

3) Você é o responsável por uma obra que possui alguns detalhes diferentes de obras convencionais e precisa explicar para os mestres de obras e pedreiros essas diferenças e como deve ser feito. Porém, você chegou e falou para eles usando termos novos (alguns em outro idioma), modos de falar e jargões da área de engenharia tão específicos que nem toda a equipe compreendeu, ou pior: entendeu, mas da forma errada e executou o serviço da forma que achou que era para ser (olha só a confusão!). É preciso garantir uma comunicação clara e direta, na qual a mensagem seja recebida corretamente e para isso é preciso entender os diferentes tipos de linguagens e como utilizá-las. 

Curso completo para você se destacar no Marketing digital e captar clientes para suas obras e projetos!

Eita, realmente esse negócio de oratória faz diferença, por onde eu começo?
Bem resumidamente, são oito etapas que devem ser enfrentadas para melhorar sua habilidade comunicacional:

1ª Entender 

O que é oratória, suas origens e história ao longo da humanidade (e quem sabe encontrar algumas figuras inspiradoras?);

2ª Auto análise 

Para encontrar suas dificuldades e de onde elas vêm;

3ª Estudar 

Conhecer as técnicas e como elas funcionam;

4ª Aplicar as técnicas 

Para o controle do nervosismo e dos seus sintomas como tremedeira (segurar uma garrafa com água ajuda bastante), falta de ar (que tal aprender a fazer uns exercícios de respiração antes de qualquer discurso?) e boca seca (aproveita a garrafa com água que já está segurando e toma uns goles para manter a goela hidratada 😉);

5ª Conhecer e utilizar todos recurso

Tanto verbais e como não verbais, como gesticulação, linguagem adequada (sem repetições, gírias inadequadas, palavras que induzem falta de credibilidade, como “acho” e “tentar”) e altura e entonação corretas;

6ª Tirar casaco, botar casaco, tirar casac… ops!.. corrigindo:  Treinar, treinar e treinar! 

Em frente ao espelho, com pessoas de confiança (que você se sinta confortável), em baixo do chuveiro, enfim, onde der;

7ª Procurar sempre conhecer mais

Não se conforme com o conhecimento superficial, sempre vá atrás de saber mais e assim se prepare para qualquer situação!

8ª Pôr em prática

Como? Saia por aí conversando bem, expanda seu networking, faça discursos e apresentações memoráveis. 

Se você quer se aprofundar e desenvolver sua habilidade de oratória, trilhe o caminho mais certeiro e chegue ao final com a confiança de que superou seus medos e dificuldades em falar em público. E qual é esse caminho? O curso de Oratória para Engenheiros da EngPlay, que está no top 3 dos mais assistidos da plataforma. Seja você também o engenheiro de sucesso que sempre quis ser!

Gostou? Compartilhe!