Marketing digital para engenheiro civil: domine o Instagram!

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Você profissional da Engenharia Civil se sente completamente perdido no mundo do marketing?
Conteúdo
ou está convicto que não nasceu para ser blogueiro, mas mesmo assim sofre por saber da importância de ser visto nas redes sociais atualmente? Não se preocupe mais: hoje a EngPlay vai te ajudar a usar o Instagram de forma eficaz, ganhar seguidores, transformá-los em clientes e ganhar mais dinheiro, com dicas de conteúdos, postagens e muito mais. E tudo isso sem precisar de dacinhas para fazer sucesso 😉
Perdido
Em primeiro lugar: por que usar o Instagram profissionalmente?
Para começar, o Instagram é a 5ª maior rede social do mundo. Além disso, possui ferramentas que possibilitam mostrar seu trabalho de diversas formas. Por exemplo, através de fotos, vídeos, lives, reels, trends do momento, organização de conteúdo no feed e criação de uma bio atrativa com seu contato.
Muitos profissionais e empresas de diversas áreas adentraram o mundo das redes sociais e viram a potência do marketing digital. Hoje, colhem seus resultados. Para resumir, em um mundo digital é preciso se adaptar e ocupar esses espaços para se ter sucesso!
Mas não adianta simplesmente abrir o Instagram, criar uma conta e fazer publicações aleatórias. É preciso ter estratégia, objetivos claros e saber usar as ferramentas. Portanto, para te ajudar a ser eficiente nessa jornada, separamos algumas dicas para você. Vamos lá?
Por que construir a sua estratégia digital?
Vamos começar com uma checklist simples e te ajudar a entender como você está hoje:
como o seu cliente em potencial encontra você hoje?
você usa as Redes Sociais a seu favor?
quando alguém busca no Google por “projetos de engenharia” você está lá?
feito
Se você não sabe responder com segurança essas três perguntas, então, talvez essa seja a hora de começar a pensar no digital estrategicamente.
E é exatamente sobre isso que iremos falar hoje!
💡 O marketing digital para engenharia civil é composto por um conjunto de estratégias que visam aumentar a visibilidade do seu serviço e aumentar o seu número de clientes. seja você projetista, gestor de obras ou qualquer outra área.
NOTA: chamamos de “lead” qualquer email, número ou contato direto e registrado de um usuário, você conhecendo ele ou não, e não estamos nos referindo a seguidores (você não tem o email dos seus seguidores resgistrado com você, certo?).
Como construir a sua estratégia digital?
Tenha um foco! 🎯
Existem muitos caminhos e estratégias que podem te ajudar a alcançar os seus objetivos com o marketing digital, mas antes é preciso determinar o seu foco. Podemos chamar essa etapa de mapa do tesouro pois com ela bem definida ficará mais fácil para você saber como, quando e onde irá chegar.
Mas se você pensou apenas em Instagram quando falamos de redes sociais, temos um recado para você…Marketing digital vai MUITO além disso. As possibilidades são enormes, mas isso é papo para o Marketing para Engenheira Civil (aguardem…)
💡
Por hora, vamos te ajudar a entender como utilizar o Instagram como ferramenta de venda, construção de autoridade e relacionamento.
1️⃣ passo: Defina seu posicionamento
Estar na internet não é mais uma escolha, é uma necessidade. Por isso, o que é preciso fazer é estar presente da melhor forma, criar um posicionamento forte e estratégico. Mas como? Calma que a gente te ajuda.
Ao se posicionar nas redes sociais, você precisa estar ciente de que isso precisa ter conexão e coerência com a sua essência e com o que você é. Esses são alguns dos principais pontos que diferem um bom e um péssimo posicionamento. Responda para si as seguintes perguntas:
• Conheça bem o seu público, um passo importante é entender melhor o seu cliente.
• Pensem se eles querem entender mais da área da engenharia que quer oferecer.
• A partir disso defina a linguagem, a abordagem e a forma de interagir com o seu público alvo.
• Um bom planejamento tem como base a autenticidade e a coerência.
💡
Tenha sempre isso como foco na sua jornada. Quem fala de tudo não fala de nada. Não é repetir, é falar mais do mesmo de modos diferentes. Isso cria um posicionamento sólido.
2️⃣ passo: Escolha uma estratégia
A definição de uma estratégia mostra o caminho para alcançar o seu público em potencial, criar um relacionamento com ele e chegar aos resultados desejados.
Você deve começar definindo seus objetivos e metas. Imagine o que você deseja alcançar nas redes sociais, estabeleça metas quantificáveis e mensuráveis (você já deve ter ouvido falar no método SMART) para que você consiga identificar se foram alcançadas, por exemplo:
• Quantos seguidores você quer?
• Quantos desses seguidores você espera converter clintes?
• Quanto de dinheiro você vai investir (se for o caso)?
• O quanto de autoridade você quer abraçar (local, municipal, estadual ou nacional)?
Com isso em mente, agora é hora de definir o caminho.
instagram
As dicas são:
1- Analise seu mercado, dê um "stalker" no seus concorrentes, observe como seu público interage com as marcas nas redes sociais e quais oportunidades você pode explorar. (acredite, tudo pode virar um bom conteúdo).
2- Na definição da estratégia é hora de escolher qual metodologia você vai usar. Você pode trabalhar com diferentes metodologias, como o Inbound Marketing ou Outbound Marketing (vale dar uma lida nisso aqui por aí).
3- Estabeleça os canais, a constância e a frequência (crie um calendário para te ajudar), faça a gestão dos conteúdos e monitore os resultados.
3️⃣ e último passo: Crie seu planejamento e execute!
Antes de mais nada vale ressaltar que a premissa das redes sociais é o RELACIONAMENTO, então antes de querer vender algo a alguém, você precisa criar uma relação com essa pessoa. Mas como fazer isso? Através de um bom planejamento.
📌 Não perca o fio. Você pode achar que tudo isso é muito difícil de colocar em prática, mas acompanhe o Marketing para Engenharia Civil (aguardem…) e utilize o checklist abaixo que fizemos para você executar essa etapa. Vai fazendo e vai marcando 👊
facebook instagram linkedin youtube
Continuando…
Por onde começar a criar o meu planejamento? Sem neura, a gente te ajuda. Segue o checklist:
 1. Tenha em mente o objetivo dos seus conteúdos. É Branding? (pesquise sobre o que é branding) Venda do seu serviço? Fidelização de clientes? Venda de um curso? Saber exatamente para que você quer usar o Instagram é primordial para alcançar os seus objetivos.
 2. Os dados serão os seus guias!
Os resultados não acontecem da noite para o dia, é necessário fazer muitos testes. Seu conteúdo precisa ser pensado baseado no seu funil de marketing (ver imagem abaixo), falando com clientes e seguidores, mas também alcançando pessoas que nunca ouviram falar de você, mas que são potenciais clientes. Fazer análise constante de seus conteúdos é a diferença entre quem consegue se destacar no Instagram de quem nunca vai conseguir.
 3. Saiba com quem você quer falar (já falamos da importância disso lá em cima, né?)
É necessário saber quem é seu público-alvo, quais são os seus interesses, hobbies, necessidades e o mais importante qual o problema que você ou o seu serviço pode resolver pra ele. Sabendo exatamente quem é a sua persona, você conseguirá criar conteúdos mais eficazes e que realmente gerem resultados. Tem alguém que quer ver, ouvir e comprar aquilo que você quer mostrar, falar ou vender. Sempre tem, basta seguir o caminho certo.
 4. Defina suas linhas editoriais
Linhas editoriais nada mais são que temas de conteúdos que você pode abordar na sua comunicação. “eu vou falar disso, disso e disso”. Existem inúmeros como:
• Institucional - Falar mais sobre você, sua marca, sua trajetória;
• Dicas - Abordar temas da engenharia civil que ajude a resolver o problema que seu serviço soluciona;
• Interação - Trazer conteúdos como frases motivacionais, memes e temas que abram para discussões acerca do seu mercado de atuação.
• Storytelling - conte sua história, prenda atenção dos seguidores, crie emoções;
• Tutoriais e passo a passo - Ensina algo sobre seu negócio, ajude as pessoas a aprender alguma coisa nova e se torne referência para elas;
• Infográficos - aposte nesse formato para conteúdos mais complexos e longos;
• Questionamentos - esse é um recurso interativo que dão muito certo no Instagram, isso porque você demonstra interesse na opinião do público e ajuda a criar uma relação de confiança com ele.
• Temas e notícias do momento - internet é o aqui e agora, então esteja sempre atento a tudo que está acontecendo no seu mercado e fora dele.
• Depoimento de clientes - uma prova social é quase sempre infalível para conseguir atrair novos clientes.
💡
Aqui, as possibilidades são muitas, e você pode apostar em uma linha editorial variada, mas sempre focando nas principais editorias, aquelas que possam criar um relacionamento com a audiência e gerar vendas. Lembre: foque e não tenha medo de falar a mesma coisa de forma diferente. Isso engaja e cria autoridade. É assim que grandes empresas entram em sua mente.
conteúdo
 5. Não ignore as métricas
No próprio Instagram, na aba de Insights, há várias opções de métricas disponibilizadas, para que o administrador gerencie e use a rede de forma mais inteligente, lembrando que essa função só está disponível para perfis comerciais. As métricas disponibilizadas pela plataforma são um pouco superficiais, mas para quem tá começando são bastante úteis. As vezes, é por lá que você descobre que algumas coisas que você costuma falar não está entrando no interesse de quem está te vendo do outro lado.
 6. Olho no gramado do vizinho
Analisar a concorrência é uma técnica de marketing muito importante, o famoso Benchmarketing (pesquisar), que consiste em ver e avaliar tudo que o seu concorrente está fazendo. Importante, a ideia é apenas analisar e não copiar o conteúdo deles, ok?!
 7. Tenha um calendário de conteúdo
Criar um calendário de posts é muito importante para ajudar você a seguir seu planejamento e manter a constância no Instagram. Parece simples, mas aqui é extremamente importante que você use todo o seu pensamento estratégico para distribuir os conteúdos de maneira inteligente, fazendo com eles gerem os resultados desejados.
Pois é… é isso.
instagram
IMPORTANTE: um bom planejamento para redes sociais não precisa ser engessado, já tem o planejamento pronto? Maravilha! Porém, não fique refém dele pois a rede social é muita dinâmica esteja sempre aberto a mudanças para acompanhar o que acontece ao seu redor.
NOTA: Não adianta esperar resultados diferentes e maiores, se no Instagram você está sempre fazendo mais do mesmo.
Dicas extras:
Obviamente que por aqui, deixamos passar aquelas dicas mais simples e que se tornaram mais comuns:
• Replicar conteúdo no Facebook
Crie uma página no Facebook também e replique o conteúdo lá. Por quê? Em primeiro lugar, o Facebook ainda é uma rede social forte e o público que o utiliza é diferente do público do Instagram. Como resultado, você consegue alcançar outros perfis de potenciais clientes. Além disso, vai poder pedir para os tiozões e tiazonas do grupo de família compartilhar no feice deles 😉
• Mantenha um perfil no LinkedIn
Se você ainda não tem uma conta, corra! LinkedIn é a principal rede social para contratação e exposição profissional. Publique lá, acima de tudo, suas experiências, certificados (bora encher o feed de cursos da EngPlay?), pesquisas, projetos ou qualquer conteúdo relevante da sua área. E é um ótimo espaço também para saber das novidades, eventos, palestras, congressos e encontros da Engenharia Civil.
• Tenha um nome / nick de fácil leitura e memorização
• Biografia + foto de perfil: seu cartão de visita
• Seja ativo nas redes (e tenha constância!) principalmente no instagram
• Crie conteúdo rico
Obrigado por ter lido! 💙
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 👋 te desejo um ótimo dia, nos vemos no próximo conteúdo.

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