Importância dos Softwares de automação na engenharia civil

Importancia dos softwares de automação na engenharia civil

Um dos benefícios da tecnologia é a otimização dos processos e do tempo. Na Engenheira Civil não seria diferente! O desenvolvimento de softwares de automação facilitou (e muito!) o dia a dia do engenheiro, permitindo que ele utilizasse o tempo para focar em outras partes do projeto ao invés de gastar tempo com tarefas repetitivas e burocráticas.

automação bim

Além de facilitar, a tecnologia também ajuda na diminuição de erros e no melhor desempenho das atividades. Isso é possível pois existem programas que permitem o acompanhamento de dados, o monitoramento (quase em tempo real) e o controle de recursos, tanto  humanos quanto financeiro, de maquinário e de materiais.

Softwares realmente aumentam a eficiência do trabalho?

Não somente a eficiência do trabalho, mas como evita gastos desnecessários. Isso porque o uso de softwares de automação praticamente anulam a necessidade de retrabalho. Ou seja, anulam novos gastos com recursos humanos e financeiros para corrigir erros.

Sem precisar refazer alguma etapa, a mão de obra se torna mais eficiente e segue  a construção com qualidade e de forma assertiva. Isso só é possível pois os programas auxiliam no planejamento e permitem o acompanhamento a cada fase de execução, indicando itens, atividade a ser executada, quem executará, maquinário necessário etc.

Com os avanços do desenvolvimento de aplicativos para aparelhos móveis, é possível acompanhar em tempo real o andamento da obra!

Vantagens do uso de softwares de automação na obra:

  • Melhor aproveitamento da mão de obra: o controle de pessoal por dashboards facilita a identificação de profissionais ociosos ou em excesso em determinada etapa de execução, e ajuda no direcionamento para atividades que estejam precisando de reforço.
  • Exatidão e agilidade: com todos os dados em mãos, é muito mais rápido e fácil para o gestor ou mestre da obra tomar decisões. Além disso, torna muito mais ágil na compra de materiais, por exemplo, já que a ferramenta indica quando os itens irão acabar.
  • Mais segurança: é possível integrar o controle de pessoal com o controle de equipamentos de proteção individual (EPI’s). Assim, ninguém entra na área construída sem utilizá-los. Esse controle, assim como o mapeamento das atividades a serem executadas e o bom direcionamento da equipe, reduz os riscos de acidentes de trabalho.
  • Cumprimento do prazo de entrega: com o bom planejamento, equipes bem direcionadas e distribuídas eficientemente, materiais e maquinários em quantidades necessárias disponíveis na etapa certa (sem precisar parar a construção para esperar chegar algum item), acompanhamento passo a passo para evitar retrabalho, é possível entregar a obra no prazo estipulado. O software de automação apresenta todo o andamento do projeto, sendo capaz também de indicar o que pode atrapalhar a entrega no prazo adequado.

Os melhores softwares para o Engenheiro Civil!

1) Softwares BIM

O que é?

O BIM (Building Information Modeling) é um conjunto de bancos de dados das disciplinas do projeto que devem conversar através de um tipo de arquivo denominado IFC. Com esses dados integrados e ferramentas específicas é possível identificar interferências, fazer simulações financeiras, de conforto térmico ou acústico, tudo isso de forma integrada e usando bastante automação para reduzir erros e acelerar os processos.

Nem só de software vive o engenheiro, ele precisa dominar a gestão de obras, baixe agora o Guia Completo.

A plataforma de Modelagem da Informação da Construção, na tradução para o português, oferece opções para desenvolvimento de desenho em 2D para a representação planificada de como ficará uma obra. Porém, seu principal diferencial é a oferta de modelos em 3D para os desenhos de construção, que são fiéis ao resultado final e facilitam o entendimento do projeto.

revit bim automação

O software permite a visualização como se fosse uma maquete, o que possibilita melhor visão das particularidades de cada edifício.

Ainda possui ferramentas que indicam informações técnicas relacionadas a cada item, como espessura, insumos e metragem. Isso faz com que o projeto fique bem detalhado e minimize erros de planejamento. Além disso, a plataforma integra dados que permitem uma visão geral da obra ao acessar informações sobre estrutura, fundação, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, orçamento, planejamento, serviços preliminares etc.

Ao verificar a planta de um determinado espaço pelo software BIM, é possível ver todos os componentes utilizados. Também é possível visualizar dados sobre o custo de cada item e a quantidade de unidades desse item disponível no estoque.

Vantagens

  • Fácil acesso as informações do projeto;
  • Permite trabalho colaborativo;
  • Análise detalhada do projeto;
  • Visualização que diminui erros e facilita tomada de decisões;
  • Otimização do tempo da construção;
  • Utilização eficiente de recursos ao indicar a quantidade exata de itens necessários.

Um dos programas BIM mais utilizados é o Revit. Ele é um software completo que abrange arquitetura, estrutura e sistemas. Além de ter, obviamente, todas as vantagens já citadas acima. Saber utilizar esta ferramenta é um grande diferencial no currículo do engenheiro civil.

| Conheça o curso Revit da EngPlay

2) AutoCad

autocad software

O que é?

Um dos principais programas do mundo no formato CAD, muito utilizado na criação de ambientes. Pode ser utilizado tanto na criação de desenhos técnicos 2D quanto na elaboração de projetos tridimensionais (3D). Com ele é possível fazer o planejamento do sistema elétrico de prédios e casas, assim como do sistema de instalações hidrossanitárias.

Vantagens

  • Permite realizar cálculo estrutural;
  • Facilita leitura e interpretação de desenhos técnicos;
  • Economia de tempo;
  • Qualidade nos projetos;
  • Fácil compartilhamento (possível trabalho colaborativo).

| Conheça o curso AutoCad da EngPlay

Desenvolva suas habilidades de Marketing Digital com foco na Engenharia civil com nosso curso completo!

3) MS Project

msproject

O que é?

O MS Project é um gestor de projetos, indicado para a etapa de planejamento. Ele é pautado em 3 pilares: prazo, recursos e custos. Podendo acompanhar o prazo estipulado no projeto e o andamento, facilitando o gerenciamento da execução das tarefas. Além disso, o software gera relatórios sobre o andamento do projeto e se está dentro do orçamento, o que permite ao engenheiro tomar decisões mais assertivas para manter a eficiência e a produtividade. Por fim, o sistema auxilia na administração financeira e no controle de custos, fixos e variáveis.

Vantagens

  • Vínculo entre tarefas;
  • Cria trilha de tarefas;
  • Oferece relatórios;
  • Otimização dos projetos;
  • Controle de gastos;
  • Prevenção e controle de riscos;

Já deu para perceber a importância dos softwares de automação na engenharia civil, não é mesmo? E para estar preparado para o mercado de trabalho, é preciso dominar essas ferramentas e estar sempre atualizado!

Quer saber mais sobre softwares de automação? Conheça os cursos da EngPlay e se torne especialista!

Gostou? Compartilhe!

POSTS RELACIONADOS