Hoje em dia, quem não está na internet, está em declínio ou decidido a fechar as portas. Mas como fazer um marketing de sucesso na engenharia, sem que isso atrapalhe o trabalho na área técnica, e que seja viável para não sobrecarregar a rotina do escritório? Essa é uma questão chave, seja qual for sua especialidade, se está no começo da carreira ou se já atua há algum tempo.
O Engenheiro Civil sabe que precisa estar constantemente em busca de novos clientes e que o marketing digital é a melhor plataforma de vendas. No entanto, ele exige habilidades específicas e treinamento. É preciso escolher entre as mídias sociais disponíveis que têm particularidades e públicos diversos; é primordial passar uma impressão profissional, fazer um planejamento e uma estratégia, produzir conteúdo de qualidade, ter constância diária…
Mas você não é um profissional de marketing, e sim engenheiro, certo? E agora? Não se preocupe! Veja a seguir 6 dicas para entender melhor como essa engrenagem funciona. A Engplay pode auxiliá-lo a entrar com o pé direito nas mídias sociais e obter bons resultados de forma rápida sem ter que fazer um “mestrado” no assunto.
Fazer um marketing de sucesso na engenharia em 6 passos
1 – Prepare-se.
Engenheiros são em geral excelentes estudiosos e entender algumas noções básicas de marketing não deve ser um problema. Comece analisando o que fazem os outros profissionais, leia artigos e procure um treinamento como o da Engplay para ficar a par das tendências e fazer um marketing de sucesso na engenharia.
2 – Delegue, mas com conhecimento.
Quando se trata de logotipo, website, planejamento e postagens que exigem técnicas específicas de design e propaganda, cogite a terceirização. Pesquise orçamentos, ao menos 3; esteja inteirado dos preços aplicados para cada prestação de serviço, pois eles podem variar muito em qualidade, ou de acordo com o renome do profissional ou da agência. Tente ser objetivo em sua demanda e peça informações detalhadas para entender a proposta. Contrate o profissional que lhe parecer mais competente e confiável, pois você, mesmo sem ser um expert, terá que saber o mínimo para julgar e aceitar as ações que ele propõe. Com um pouco de preparo e o auxílio da pessoa certa, você vai ganhar tempo e ter uma imagem de excelência na internet, a altura da sua empresa.
3 – Analise as criações e interações de concorrentes e parceiros.
Não há mal algum em inspirar-se de profissionais bem colocados para elaborar sua própria estratégia. Analise detalhadamente a presença de seus concorrentes na internet e faça uma lista de ações interessantes que poderiam também ser úteis para você. Em quais mídias eles estão? Sobre o que eles postam? Com que frequência? Responda a essas questões para ter uma ideia mais clara do seu objetivo. Engenheiros como Leo Marques e Alex Wetler, são ótimas referências de como fazer um marketing de sucesso na engenharia.
4 – Dê preferência ao marketing de dois passos.
Existem duas políticas na hora de criar uma postagem. A primeira é a chamada Marketing de um passo, em que o anúncio é focado em vender seus serviços de uma só vez. Geralmente, esse tipo de postagem tem o nome da empresa, o serviço prestado e os dados para contato. Este tipo de publicação não é muito eficiente, não traz resultado. É preferível a comunicação em dois passos: você primeiro dá dicas, orienta o público-alvo e atrai sua atenção. Deste modo, você gera valor para o cliente, cria um ambiente propício e aumenta os resultados.
5 – Use o Instagram.
Essa é a mídia de maior destaque no mercado, a primeira colocada para lançamento de campanhas publicitárias e para atrair clientes potenciais. Tenha em mente que o Instagram é uma plataforma de vendas – muito mais do que uma simples mídia social. Mais adiante neste artigo descubra com mais detalhes os 4 aspectos do Instagram para ter uma conta mais profissional e com mais interações.
6 – Seja uma empresa profissional, mas invista-se pessoalmente.
Por mais profissional que seja a sua presença no Instagram, ela também tem que ser humanizada. Estudos recentes apontam que os clientes preferem se conectar com as pessoas por trás da marca ou empresa. Para isso, publique sempre uma foto sua, fale com seus clientes diretamente através de vídeos e dirija-se a eles com uma boa mescla de descontração e autoridade.
Bônus: 4 aspectos no Instagram para Fazer um marketing de sucesso na engenharia
BIO
Este é o seu cartão de visita virtual, sua vitrine, a primeira impressão que seu cliente potencial vai ter de você e de sua empresa. Utilize poucos caracteres para despertar a autoridade e capriche no conteúdo. Você pode destacar quantas obras já foram realizadas e outras informações que transmitem sua notoriedade, como treinamentos, especializações, etc. Aqui, você será julgado e classificado de forma quase instantânea, portanto mostre que tem relevância para garantir a atenção e desenvolver o relacionamento com o cliente.
FEED
Aqui é onde ficam as fotos e vídeos, as publicações. O Feed diz o que você faz e o cliente vai olhar os seus conteúdos com interesse. Lembre-se de que a todo momento chegam novas pessoas e consultam as últimas postagens, então dirija sua comunicação também para elas. Você vai precisar de um planejamento e uma estratégia, a chamada linha editorial. Para isso selecione assuntos chaves relacionados a sua área de atuação e crie conteúdo associado ao tema, incluindo datas em um cronograma adequado. A linha editorial bem trabalhada te dá um leque de opções para alimentar o feed de forma prática e viável para a rotina do escritório, portanto não pule essa etapa, e em caso de insegurança, peça auxílio à um profissional.
STORIES
Diz o que você faz e quem você é. Este recurso é um dos mais populares atualmente e informa ao cliente quem está por trás de tudo. Os Stories têm o poder de conectar melhor com o usuário, deixa o cliente mais seguro, pois dá uma visão clara dos bastidores. O seu cliente tem a impressão de compartilhar parte de sua vida e assim, tem mais chance de lembrar de você. Mantenha seus stories ativos, diariamente, com o conteúdo definido na linha editorial.
DESTAQUES
Estes são os stories que ficam fixos para mais informações. São como o portfólio da empresa e merecem todo o cuidado em sua concepção. Neste link Como colocar destaques no Instagram – Canaltech, tem um passo-a-passo fácil de seguir para construir seus destaques com profissionalismo. Mais uma vez, veja como fazem outras empresas do mesmo nicho que o seu e personalize à sua maneira.
E então, como está o seu Instagram? Teria algum destes 4 aspectos que podem ser melhorados? A Engplay disponibiliza cursos mais aprofundados de como dominar o Instagram e alimentá-lo. Acesse também este link Marketing digital para engenheiro civil: domine o Instagram! – Engplay, e saiba tudo o que você precisa para fazer um marketing de sucesso na engenharia. Boa sorte e conte a gente!