Engenheiro Civil pode ser MEI?

ENGPLAY_BLOG MEI

Trabalhar na área que ama e ser seu próprio chefe é o sonho de qualquer pessoa. Ainda mais depois de assinar a EngPlay e se sentir confiante para qualquer desafio! Por isso, muitos profissionais se arriscam a entrar no mercado como empreendedores. Entre as opções de porte de empresas, o MEI (microempreendedor individual) é a mais atrativa. Porém, o engenheiro civil pode ser MEI?

Antes, vamos entender mais sobre o microempreendedor:

MEI é bom

O que é MEI?

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual. Este é o menor porte de empresa e tem algumas vantagens em relação aos outros portes. Entre as vantagens, está o pagamento do imposto fixo junto a contribuição do INSS e a dispensa da obrigatoriedade de contratar um contador.

Outra característica do MEI é o faturamento anual máximo de 81 mil e a possibilidade de emitir nota fiscal. Por conta da menor burocracia, muitos profissionais optam pela abertura deste porte. Porém, nem todas as atividades podem ser MEI.

Há uma lista de atividades que podem ser formalizadas. Como regra geral, não necessitam de formação técnica, são de baixo risco e não possuem regulamentação própria. Ou seja, o MEI existe para regulamentar e dar assistências aos profissionais de áreas mais comuns.

Na linha de frente da construção civil, há inúmeros profissionais que podem ser MEI. Por exemplo, encanadores, pedreiros, pintores, amadores de ferragens, telhadores, vidraceiros etc. 

Mas voltando a grande questão: Engenheiro Civil pode ser MEI?

A resposta é não. Engenheiro Civil não pode ser MEI. Mas calma, iremos te explicar o porquê e quais são as opções para você trabalhar por conta na área. Sem dúvida, há formas de viver o sonho da autonomia 😉

Engenheiro civil mei?
Para Empreender em qualquer área, principalmente na Engenharia, você vai precisar saber como captar clientes! Acesse nossa plataforma e conheça nosso novo curso: Captação de Clientes para Engenharia 4.0!

Certo, quais as opções para o engenheiro civil empreender?

Para trabalhar na área de engenharia, é preciso ter formação técnica e estar inscrito no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) – o órgão que fiscaliza o exercício da profissão. Sendo uma profissão regulamentada, está fora de cogitação ser MEI (microempreendedor individual).

Porém, ainda há duas outras opções para o engenheiro abrir o próprio negócio. De fato, não terão as mesmas vantagens do microempreendedor individual. Mas ser o seu próprio chefe vale os obstáculos burocráticos!

Engenheiro MEI

Primeira opção: profissional liberal

Antes de tudo: o que é um profissional liberal? É aquele que possui formação técnica ou acadêmica em determinada área. Assim, possui conhecimento e autonomia para atuar de forma independente. Ou seja, não precisa estar ligado a alguma empresa.

Para exercer atividade como profissional liberal, é preciso estar legalizado e regulamentado. No caso do engenheiro civil, é necessário o registro no CREA.

Se especializar é essencial para trabalhar nesta modalidade. Por quê? Escolhendo um nicho do mercado você consegue focar em aprender técnicas e conhecimentos específicos e se tornar referência no assunto. Com os cursos da EngPlay, você se torna um especialista nos temas escolhidos!

Quais as vantagens?

– Ter liberdade para escolher a área que quer atuar
– Prestar serviço direto com cliente, colocando o seu valor no seu trabalho
– Pode trabalhar home office (não precisa de escritório)
– Você define suas metas de produtividade, ou seja, pode lucrar muito mais do que trabalhando para empresas

O que é preciso?

– Inscrição no CREA
– Se especializar
– Saber organizar o tempo
– Ter controle das finanças
– Fazer parcerias
– Desenvolver networking
– Ter uma boa divulgação (principalmente nas redes sociais)

| Confira este texto Marketing digital para engenheiro civil: domine o Instagram!

Segunda opção: abrir uma empresa

abrir empresa

Não só de MEIs que o cenário empreendedor brasileiro é formado. Também é possível trabalhar com engenharia como Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada ou Sociedade Limitada. Vamos entender cada uma?

• Empresário Individual (EI)

EI é a categoria que permite a abertura da empresa no nome do empresário. Ou seja, no nome do engenheiro. Entre as condições desse porte, está a impossibilidade de ter sócios e a responsabilidade ser integralmente do empresário individual. Assim, todo o patrimônio (incluindo os pessoais e de cônjuge) e possíveis dívidas será incumbência do titular.

• Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)

Mais conhecida como EIRELI, essa é a categoria se diferencia da EI no que diz respeito ao patrimônio privado. Ou seja, na EIRELI, apenas o patrimônio social da empresa será utilizado em caso de dívidas. Essa separação é regulamentada pela a Lei nº 12.441/11. Um dos requisitos para a abertura deste tipo de empresa é ter capital social mínimo equivalente a 100 salários mínimos vigentes.

• Sociedade Limitada (LTDA)

Por fim, vamos falar das empresas LTDAs. Muito utilizada pelos empresários brasileiros, este é um tipo um pouco mais complexo. Neste modelo, o contrato social permite um número limitado de sócios. Além disso, a inclusão de novas pessoas só pode ser realizada com a concordância de todos os sócios. Por possuir mais de um titular, o patrimônio privado não é afetado, desde que o capital esteja previsto no Contrato Social. Assim, a empresa responde com seu patrimônio próprio quaisquer responsabilidade sociais.

Se você está se formando e quer empreender não caia nesses 7 erros que torna mais difícil a vida dos calouros.

Como abrir uma empresa como engenheiro civil?

Escritório de engenharia

O primeiro passo é o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), independente do tipo de empresa escolhido. Para isso é preciso (obviamente) a conclusão do curso de Engenharia Civil.

O segundo passo é reunir a documentação e fazer o registro na Junta Comercial do município em que atuará. Após isso, é preciso fazer o cadastro do CNPJ na Receita Federal.

Ainda é preciso realizar a Inscrição Municipal, junto a prefeitura da sua cidade, e conseguir o Alvará de Funcionamento.

Com esses documentos em mãos regularizados, o engenheiro pode exercer suas atividades.

Para todo esse processo, é aconselhável a contratação de um contador competente para orientação e execução de alguns procedimentos.

Seja qual for sua escolha – se tornar um profissional liiberal ou abrir uma empresa -, o importante é dominar a área e passar confiança. Ao assinar a plataforma EngPlay, você garante sua especialização para se tornar o engenheiro dos sonhos de qualquer cliente!

Gostou? Compartilhe!

POSTS RELACIONADOS