Você sabe o que é construção sustentável? Se está pensando apenas nas construções verdes – aquelas que são pensadas sobre os impactos no meio ambiente-, saiba que sustentabilidade engloba muito mais que isso. São três as esferas que precisam ser levadas em consideração para que o conceito de sustentabilidade na construção seja efetivo. São elas: a econômica, a ambiental e a social.
Além disso, é preciso que o uso do edifício também incorpore esses três aspectos e não somente a construção. Caso a construção e o uso não leve em conta a esfera social, mas apenas a ambiental e a econômica, é denominada de ecoeficiente e não de sustentável.
Com os acordos internacionais em prol do meio ambiente focados na redução da poluição e na harmonia do ser humano com a natureza, esse tipo de construção passou a ser mais procurada e necessária.
Já deu para entender que para aplicar o conceito de sustentabilidade na obra não é coisa simples, né? Por isso, acompanhe as dicas deste blog para ficar craque no assunto!
O que é construção sustentável?
Com o aumento populacional mundial, houve um significativo aumento nos recursos utilizados para todos os âmbitos da vida humana, inclusive na construção de moradias e demais espaços de vivência. Esse uso demasiado de recursos levou a grande preocupação com o meio ambiente. Mas, até onde a natureza aguenta sustentar o modo de vida sem consciência que temos hoje em dia?
Por isso, o assunto está cada vez mais sendo discutido em todas as áreas, e na engenharia civil não seria diferente. Há uma grande tendência em buscar por soluções que considerem os aspectos sociais, econômicos e ambientais na construção. Ou seja, há um grande incentivo na tomada de decisões mais conscientes.
Uma construção sustentável é aquela que objetiva diminuir os impactos causados ao meio ambiente em todas as suas etapas: desde o projeto, passando pela execução da obra, pelo uso do edifício até mesmo levando em consideração um cenário de demolição. Também inclui a escolha por materiais que tenham em si o conceito da sustentabilidade, ou seja, que sua produção seja menos agressiva à natureza e mais eficiente. Outro ponto de uma construção sustentável é a preocupação com a redução dos resíduos e seu descarte correto.
Quando começou a preocupação da sustentabilidade na construção?
Em 1997, na Finlândia, ocorreu a primeira convenção internacional sobre construções sustentáveis. Mas em 1992, já havia a certificação sobre prédios sustentáveis, a BREEAM – Método de Avaliação Ambiental do Building Research Establishment (BRE).
Atualmente a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) é um dos principais selos da construção sustentável.
Essas certificações são importantes para incentivar e comprovar a aplicação do conceito de sustentabilidade nas construções. Afinal, é preciso seguir critérios rígidos de preocupação ambiental, social e econômica para ser, de fato, sustentável.
Qual a importância da sustentabilidade para a engenharia civil?
A construção de um edifício só é possível se houver um espaço pré-existente. Parece uma afirmação óbvia, mas é preciso ressaltá-la para entendermos que ali já havia algo que o ocupava (como matas, florestas, vegetação etc). Refletir sobre isso ajuda a pensar melhor sobre o uso e o impacto que a construção fará. Assim, incentiva a busca por soluções harmônicas com o meio ambiente, protegendo a fauna e a flora que ainda se encontra ou fazendo escolhas para a preservação da natureza como um todo (com a diminuição do uso de água e energia, por exemplo).
O equilíbrio entre a construção civil e o meio ambiente é essencial para a preservação dos recursos para as atuais e futuras gerações. Sempre será necessário o desenvolvimento de edifícios, seja para moradia ou para outros usos. Dessa forma, é preciso diminuir os resíduos e os impactos causados.
Construção sustentável é mais cara?
| Leia o blog Quanto ganha um engenheiro civil?
Geralmente, para se ter uma construção sustentável é preciso investir cerca de 15% a mais, comparado ao que é gasto em um projeto convencional.
Porém, há um grande ganho no pós-construção: ao fazer escolhas mais sustentáveis no edifício é possível economizar muito a longo prazo! Isso porque pensar no uso dos recursos e aplicar sistemas eficientes e sustentáveis faz com que ocorra uma economia de até 65% nas contas de água e energia. Ou seja, depois de alguns anos o investimento inicial é recuperado e ainda continuará economizando!
Como aplicar no projeto: exemplos de construção sustentável!
Para fazer um projeto sustentável é preciso elaborar estratégias que levem em consideração as três esferas: ambiental, econômica e social. Por exemplo: reduzir a movimentação de terra e evitar ao máximo o corte de espécies nativas para preservar a flora e fauna local; pensar em estruturas que promovam a acessibilidade; e pensar na integração entre as pessoas que utilizarão o edifício.
Como aplicar no projeto: exemplos de construção sustentável!
Para fazer um projeto sustentável é preciso elaborar estratégias que levem em consideração as três esferas: ambiental, econômica e social. Por exemplo: reduzir a movimentação de terra e evitar ao máximo o corte de espécies nativas para preservar a flora e fauna local; pensar em estruturas que promovam a acessibilidade; e pensar na integração entre as pessoas que utilizarão o edifício.
Outro fator importante é adequar o projeto ao clima local. Assim, pensando em soluções eficientes e inteligentes que diminuam o consumo de energia e água. É possível otimizar sistemas de ventilação, aquecimento e iluminação utilizando os aspectos naturais do ambiente.
Assim como é necessário priorizar materiais e recursos de menor impacto ambiental, de preferência aos menos processados, não tóxicos e possíveis de serem recicláveis. Evite indicar no projeto produtos químicos que sejam prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana.
Além disso, pesquisar novas tecnologias e manter-se atento às novidades da construção civil e de outras áreas complementares, é essencial para desenvolver um projeto sustentável com ideias inteligentes, modernas e eficientes.
Conhecer as soluções de construção e adaptação ao meio ambiente de outros países e culturas é uma ótima forma de se inspirar!
| Leia o blog 12 Fatos curiosos das casas norte-americanas
Veja alguns exemplos de opções para a construção sustentável:
– Telhado Verde
O que é? Telhado com espécies de plantas.
Qual o impacto no meio ambiente? Primeiramente, o impacto do telhado verde é estético: visualmente ele dá um destaque para a construção quando aplicado em ambiente urbano ou se torna parte da paisagem em ambientes isolados no meio da natureza. Porém, seu principal impacto está na sua utilidade. As plantas funcionam como um filtro de ar natural, além de refletirem mais os raios solares. Assim, diminui o impacto causado pela falta de arborização e reduz o calor dentro do edifício.
– Telha ecológica
O que é? Telhas com materiais sustentáveis.
Qual o impacto no meio ambiente? Assim como o telhado verde, as telhas ecológicas diminuem o calor interno da construção. Além disso, evita a propagação de sons e ruídos promovendo um ambiente mais confortável. As telhas podem ser produzidas com diversos materiais. As mais comuns no mercado são feitas com fibras de madeiras (como pinho e eucalipto) ou de não-madeiras (como sisal, bananeiras e coco). Há também as feitas de materiais reciclados, como papel e resina.
– Tinta ecológica
O que é? Tintas naturais para obras.
Qual o impacto no meio ambiente? Por ser livre de petróleo e componentes sintéticos, as tintas ecológicas não poluem o meio ambiente. São produzidas com matérias-primas totalmente naturais, e algumas também não possuem Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) que são substâncias agressivas para a camada de ozônio.