Sair da faculdade e se deparar com o mercado de trabalho, com bastante insegurança, não é nada fácil. Isso porque passar do status de ‘estudante’ para ‘profissional da área’ é uma grande responsabilidade e, por ter consciência desse peso, muitos engenheiros recém-formados não possuem confiança para começar a atuar. Mas calma! Ter esses medos é algo comum, ainda mais em uma profissão com atribuições tão importantes quanto a engenharia civil.
Inseguranças são normais para quem está começando a carreira e elas podem se apresentar de diversas formas. Por exemplo, ter medo de não ser bom o suficiente, estar incerto do que será cobrado como profissional, cometer algum erro grave, não ter segurança para cobrar o preço real do seu trabalho (e acabar se rebaixando), entre outros péssimos cenários provavelmente povoam a cabeça do recém formado. Mas, como lidar com isso e ser um bom engenheiro? Para te ajudar separamos algumas dicas. Vem conferir?
Aplique o que está aprendendo ainda durante a formação!
Se você ainda está na graduação, aproveite! Faça estágios em empresas ou escritórios que te deem autonomia para atuar (com supervisão) e que te proponham situações profissionais reais. Além disso, você pode participar de startups universitárias e projetos de extensão.
Tanto o estágio quanto os outros projetos te ajudarão a perder o medo de exercer a profissão, já que você estará testando na prática o seu domínio dos assuntos que aprendeu em sala, mas com orientação de um profissional já formado. Assim, você irá explorar suas habilidades (e ver quais ainda são as suas limitações) sem se preocupar com os possíveis erros, pois terá alguém para te auxiliar.
Se dedique
A insegurança muitas vezes é fruto da incerteza da própria capacidade. Mas, se dedicar aos estudos, a todas as disciplinas, a realmente entender a teoria e aplicar na prática os conhecimentos, fará com que você tenha a certeza que está dando o melhor de si para ser um bom profissional. E não se limite ao conteúdo da grade curricular, busque cursos técnicos, projetos de extensão, pesquise as novidades da área etc. Não fique parado esperando as informações e oportunidades caírem no seu colo (spoiler: elas não caem do céu)!
Conheça o mercado de trabalho
Você deu o melhor de si durante a formação, mas ainda não se sente seguro para encarar o mercado de trabalho? Então saiba que a maioria dos medos são provenientes do desconhecido. Como superar isso? Conheça, busque informações, pesquise! Procure saber:
• Quais as áreas da engenharia civil são mais bem remuneradas na sua região (ou em qual região é melhor pago a área que você quer atuar);
• Qual a média salarial: não é porque é seu emprego que você irá aceitar um valor abaixo do piso da profissão, não é mesmo? Você é um profissional formado, se valorize!;
• Quais as exigências de conhecimento: preciso saber AutoCad? Preciso saber fazer PSCIP? Preciso saber inglês?
• Quais habilidades recebem maior destaque: inteligência emocional? Oratória? Habilidades interpessoais? Ser proativo? Visão empreendedora?
Conhecendo as exigências do mercado, você será capaz de saber em quais pontos focar para se destacar (e não ficar perdido na hora de visitar um cliente ou fazer uma entrevista)!
Leia constantemente
Então você achou que acabou a graduação pode dar adeus às leituras? Achou errado! Manter o hábito da leitura é uma ótima forma de se sentir mais seguro na sua atuação profissional. E não se limite aos livros e artigos da área de engenharia, explore outros assuntos que te interessam e possam agregar na sua vida (e no seu trabalho também).
Por exemplo, ler artigos científicos sobre avanços no desenvolvimento de materiais sustentáveis ou ler sobre a forma de vida de alguma civilização antiga de uma região muito fria pode te ajudar a ter ideias inovadoras para um projeto de residência sustentável em local de clima gelado.
Além disso, a leitura constante melhora o seu vocabulário e seu entendimento de mundo, ajudando também na rapidez de tomadas de decisões e nas relações interpessoais.
Faça networking
Ainda inseguro para atuar na área? Faça networking. Mas… o que é isso?
Na tradução para o português, networking seria algo como “rede de contatos”, e é basicamente isso. Porém é uma rede de contatos profissional, que pode (e deve) te ajudar com sua carreira, tanto auxiliando com conhecimento e troca de experiências quanto com indicações de vagas e projetos que podem te interessar.
Por isso, manter bons relacionamentos é essencial em qualquer área da vida, e no âmbito profissional não seria diferente. Uma vez que saindo da graduação, você já tem na sua rede professores e colegas. Participe de eventos e congressos para conhecer pessoas da sua área que podem ser interessantes para troca de experiências e esteja sempre aberto a aprender mais!
| Reforce suas habilidades de comunicação (essencial para um bom network): Oratória para Engenheiros!?
Procure desenvolvimento profissional
Não fique preso apenas ao seu diploma da graduação em Engenharia Civil.
Busque especializações e aprimoramento de suas habilidades constantemente. Como? Através de workshops, palestras, cursos, congressos, participação em projetos diferentes (que tal aproveitar e ingressar em um projeto social que para explorar ainda mais seus conhecimentos como engenheiro?).
Mesmo que já esteja empregado e confortável, não se acomode! Busque melhorar suas competências e aprender novas, com certeza elas serão úteis!
Procure desenvolvimento pessoal
Busque formas de potencializar suas habilidades, competências e talentos. Para se ter desenvolvimento pessoal, é preciso primeiro cuidar de si mesmo, principalmente da sua saúde (tanto física quanto emocional). Não adianta focar na carreira, dar seu máximo no trabalho e desgastar sua saúde para isso. Por isso, busque um equilíbrio que promova a plenitude física, psicológica e emocional, pois será isso o diferencial que irá determinar seu desempenho profissional
Invista na sua imagem (e nas suas redes sociais)
Ser um bom profissional e ser reconhecido por isso requer investimento. Saber fazer um bom marketing pessoal, através de ações e atitudes que evidencie suas melhores características, pode te ajudar a vencer a barreira da insegurança. E no mundo das redes sociais, não é somente a aparência física que conta: saber expor seus conhecimentos e se tornar uma autoridade na sua área é essencial para ganhar destaque. Além disso, desenvolva habilidades interpessoais e uma boa oratória para marcar presença nas reuniões e eventos!
Faça parcerias com outros profissionais
E não se limite a parcerias com outros engenheiros: fazer parcerias com arquitetos, design de interiores ou outros profissionais de áreas correlatas te ajudará a chegar em mais potenciais clientes (e oferecer um serviço ainda mais completo). Boas parcerias são aquelas que beneficiam ambos os lados, seja financeiramente ou com troca de contatos e experiências. No começo de carreira, esse tipo de acordo pode facilitar sua inserção no mercado de trabalho.
Lembre-se: Não é do dia para a noite que você se torna um profissional completo e seguro de si. Mas colocando essas dicas acima em prática, aos poucos você verá grande diferença!