Como empreender do zero na Engenharia Civil

04-dicas-para-empreender-do-zero-1

Uma das grandes questões de quem deseja ingressar no mercado de trabalho da Engenharia Civil é como começar um negócio do zero e se tornar empreendedor na área. Dúvidas e questionamentos de como ser empresário no ramo acabam sendo bastante frequentes neste início de jornada.

Muitos desejam criar seu próprio negócio, mas esbarram em dificuldades ou problemas, visto que não tiveram contato com a ‘gestão empresarial’, durante os estudos na faculdade.

Uma das grandes questões que pairam na cabeça dos engenheiros novatos é sobre ter um emprego ou empreender. A verdade é que não existe melhor ou pior opção, e sim existe aquela com o que você mais se identifica.

Para clarear a mente desses engenheiros que desejam criar seu próprio negócio, nós definimos algumas dicas e estruturas importantes para que um engenheiro civil comece a empreender do zero. 

Começando do zero

A primeira coisa que você precisa saber é que o engenheiro não se enquadra na categoria MEI, visto que para exercer a profissão é necessário ter uma habilitação profissional, fugindo as regras jurídicas do Microempreendedor Individual. Portanto, o engenheiro deve abrir uma empresa EIRELI, EI (empresário individual) ou LTDA, caso tenha a intenção de ter sócios.

No entanto, para abrir uma empresa vai muito além do que apenas entender em qual categoria ela se enquadra, é necessário entender de finanças e gestão, portanto é altamente recomendável que o engenheiro empreendedor busque aprendizado nestas áreas, visto que dificilmente nas salas de aula elas serão ensinadas.

Além disso, é necessário entender da parte estratégica da empresa, como marketing e captação de clientes, afinal não adianta abrir uma empresa e não ter público que consuma e compre seus serviços. 

Comece do zero, mas comece do jeito certo: captando clientes no Digital! Acesse nosso curso Marketing Digital com Foco na Engenharia Civil

Defina a área de atuação

Organizando a parte burocrática, é hora de partir para a prática. Portanto, é necessário definir com bastante certeza a área de atuação. Sabemos que a engenharia civil é repleta de opções e saber exatamente com qual delas quer trabalhar é fundamental, visto que irá te dar um horizonte, além de facilitar na hora de definir objetivos e metas para traçar.

Nesse momento é muito importante não querer abraçar o mundo e atuar em diversas áreas, visto que a empresa estará começando do zero, portanto é melhor focar em uma área e desenvolvê-la bem, do que focar em várias e não conseguir entregar 100% do serviço.

Se você ainda possui dúvidas de como escolher a área de atuação, é importante levar em consideração três aspectos: demanda, paixão e habilidades.

Atualmente, a engenharia civil tem ganhado destaque em algumas áreas específicas como a de avaliação de imóveis e de financiamento de obras, visto que a demanda é grande e as áreas são consideradas bastante promissoras para a engenharia civil, se tornando tendência de mercado.

Na avaliação de imóveis, o engenheiro terá como objetivo definir o valor de mercado do imóvel. Para essa área, é recomendável que além da graduação em engenharia civil, o profissional também faça um curso de avaliação de imóvel. Com o número de construções cada vez mais alto em nosso país, essa é uma área em constante crescimento e que demanda bastante serviço.

Já na área de financiamento de obras, o engenheiro vai atuar organizando toda a documentação e analisando os custos que a construção irá demandar. Assim, há um planejamento real para que o cliente não tenha surpresas durante o desenvolvimento da obra. Tal como a avaliação de imóveis, o financiamento de obras também é uma área com bastante demanda.

Área definida e agora?

Agora que você já definiu sua área de atuação é necessário começar a pensar em como constituir sua empresa, se é preciso dinheiro para iniciar, um sócio para dividir as responsabilidades e se um escritório é realmente importante para esse pontapé inicial. 

Inicialmente não é necessário uma grande experiência como empreendedor para iniciar, mas o esperado é que o engenheiro saiba o básico de como funciona tal rotina. Como já citado anteriormente, é importante que o engenheiro tenha conhecimentos em marketing e captação de clientes, além de entender da parte financeira e burocrática da abertura de uma empresa. Por isso, é recomendável que quem queira abrir seu próprio escritório faça cursos complementares nesta área para desenvolver novas habilidades e facilitar o processo.

Além disso, é importante ressaltar que o engenheiro deve estar sempre atento às novidades que surgem dentro da sua área de atuação, fazendo cursos, se possível, para se atualizar e não ficar para trás.

Em relação à sociedade, nem sempre é necessário. Isso vai depender bastante do seu intuito. Há pessoas que preferem ter um sócio para que tenha uma segurança maior nesse começo. Uma dica é abrir negócio com quem tenha competência na qual você não possui experiência, assim vocês se complementam e a sua empresa não fica desfalcada em nenhuma área. 

Por fim, um escritório físico também é opcional. O engenheiro pode planejar e desenvolver seus projetos diretamente de sua casa ou coworking. Sabemos que ter um espaço para receber seus clientes é importante também, mas para quem está iniciando, esse pode ser um passo a ser tomado posteriormente.

Empreenda sabendo como fazer uma boa gestão de obras com nosso E-book: 10 Passos Essenciais para uma boa gestão de obras

Hora de ir para a prática

Com todas essas dicas abordadas fica mais fácil para você dar o pontapé inicial no sonho de empreender com a engenharia. Com sua empresa estruturada, é hora de partir para a prática, afinal você precisa começar a lucrar e fazer o financeiro da sua empresa girar. Lembre-se que é necessário saber algumas bases do marketing, para aplicar e captar clientes, e também entender sobre a parte burocrática para não ter surpresas futuramente. 

Por fim, não tenha medo de colocar a mão na massa e trabalhar para desenvolver seu negócio. Teste, veja o que se encaixa melhor na sua empresa e qual a maneira correta para que você consiga alcançar aquilo que sempre sonhou. No começo pode parecer difícil, mas um serviço bem desenvolvido além de fidelizar o cliente, também garante indicações para outros potenciais fregueses e faz com que sua empresa cresça cada dia mais. 

Gostou? Compartilhe!