Guia completo para captar clientes e faturar mais na Engenharia Civil

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Conciliar o marketing e a atuação profissional, tanto para um projetista quanto para um engenheiro civil que lida com o planejamento, a execução e a entrega de obras simultâneas, parece uma tarefa árdua, mas vamos entender neste artigo que captar clientes e faturar mais na Engenharia Civil é possível, e até mesmo primordial para o estabelecimento e a continuidade da carreira. Acompanhe.

8 reflexões preliminares para captar clientes e faturar mais na Engenharia Civil

Existem métodos atrativos no universo da Engenharia Civil que te fazem captar mais clientes e faturar mais

Algumas noções do que fazer, e também do que não fazer, são essenciais para resultados rápidos e duradouros. As técnicas a seguir são simples e podem ser desempenhadas sem grandes investimentos, apenas com algumas boas e profundas reflexões:

  • Qual é o seu público-alvo? Como você descreve a sua “Persona”? (Wikipédia “Persona-marketing”)
  • Qual é a área que você pretende atuar? Faça uma lista e cite todas as possibilidades, desde a área mais abrangente à mais específica
  • Na sua região, quais áreas tem mais demandas?
  • Quem são os seus concorrentes?
  • Quem são os seus parceiros?
  • Quantas propostas enviadas são necessárias para o fechamento de um projeto?
  • O que você faz, ou o que deveria fazer, após a captação do cliente?
  • O que você faz, ou o que ainda pode fazer, após a entrega do trabalho?

Agora que você já tem uma ideia mais clara do seu próprio perfil, uma noção mais apurada do seu cliente e do seu mercado, vamos à próxima etapa. As estratégias mais utilizadas para captar clientes e faturar mais na Engenharia Civil são as seguintes:

1 – Ter uma presença forte em redes sociais e mídias online

Primordial para captar clientes e faturar mais na Engenharia civil é estar onde seus clientes estão. Você vai precisar de uma página no Facebook, uma conta profissional no Instagram e uma conta Business no WhatsApp – pois mesmo que atue como pessoa física, você pode e precisa atender às demandas dos clientes em nome de sua empresa, diferenciando assim o particular do institucional.

Outro aspecto muito importante, é o conteúdo. Tenha em mente que o mais importante é postar o que o cliente potencial quer saber e não necessariamente o que você gosta. Hoje em dia existem ferramentas poderosas para auxiliá-lo na criação de conteúdo, como o Canva, ideal para os Reels e Stories animados, que se destacam e transmitem profissionalismo às suas postagens. (Leia mais: Marketing digital para engenheiro civil: domine o Instagram! – Engplay)

Além disso, um site simples, mas bem feito, favorece grandemente sua presença e transmite seriedade à sua empresa.

Antes de captar e fazer o cliente fechar negócio com você, é preciso ser visto e se comunicar da melhor forma

2 – Não subestimar as mídias off-line

Panfletos são perfeitos para atingir clientes que não estão na internet ou para estarem fisicamente presentes em situações e locais propícios para a sua prospecção. Mas atenção, peça auxílio a um profissional de design gráfico, pois existem técnicas para que seu folheto seja interessante e efetivo. Ele vai auxiliá-lo a dar um fluxo de leitura adequado ao seu conteúdo, e ter cuidado com tamanho das letras, qualidade da imagem, escolha das cores e formas. Resumindo, seu folheto deve aliar mensagem de impacto, conteúdo pertinente e a sua identidade visual.

Caso você não tenha uma identidade visual, procure um designer de sua confiança para criar uma para a sua empresa. Não se arrisque a criar algo por conta própria: isso tomará muito do seu precioso tempo, além de exigir certa habilidade, e um design amador pode trazer sérios prejuízos para sua imagem. Este investimento é relativamente baixo, cerca de R$ 500,00, e poderá ser utilizado em diversos desdobramentos: no seu cartão de visitas, placas, fachada, uniformes, panfletos e outros.

Mas isso não é tudo. Para captar clientes e faturar mais na Engenharia civil, seja no interior ou grandes centros urbanos, informe-se também sobre os jornais de bairro e revistas disponíveis em sua cidade. Essas mídias beneficiam de ótima reputação e alcançam um público regional, o que é muito bom, além de serem uma estratégia de baixo-custo a longo prazo.

Quem é visto, é lembrado! Essas mídias são chamadas de OFFLINE.

Por último, mas talvez o mais importante de todos, é ter um excelente cartão de visitas. Este vai ser o primeiro contato do cliente potencial com a sua empresa. Invista em um design moderno e clean, em um material de qualidade e informações simples e eficientes. Um diferencial seria o QRCode no cartão, que dá acesso rápido ao seu melhor conteúdo e demonstra o bom uso dessa tecnologia.

3 – Anúncios pagos

Um forte aliado para captar clientes e faturar mais na Engenharia civil é o Google Ads – plataforma mais utilizada do Google, onde você pode criar anúncios pagos para a divulgação do seu trabalho em uma localidade específica, e para um público com interesse real em seus serviços.

No entanto, muito cuidado, pois esta é uma ferramenta complexa e um anúncio mal feito pode ter um custo elevado e um retorno nulo, ou pouco satisfatório. Peça auxílio à um profissional competente, ou entre em contato com a Engplay. Aqui você encontra um Curso De Marketing para Engenheiros Civis que vai sanar todas as suas dúvidas e permitir um ganho real através de seus anúncios.

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4 – Visite grandes obras

As obras em andamento precisam muitas vezes de parceiros para terceirizar parte do serviço, por exemplo, para um assentamento de piso. Os responsáveis pelo projeto de engenharia estão sempre em busca de oportunidades e realizam cotações para contratar profissionais empreiteiros, diminuindo assim o volume de trabalho de uma mesma equipe e acelerando o ritmo da obra. No entanto, é necessário ter sua empresa registrada e legalizada para fechar parcerias, faça isso assim que possível.

Tem estratégias que foram cumpridas pelos melhores Gestores de Obra do país. Você tem acesso a esses passos.

5 – Boca a boca

Fale do seu trabalho para todo mundo! Seja entre amigos, parentes, vizinhos, fale com entusiasmo sobre sua atuação na sua última construção, sobre a reforma realizada, e espalhe sua reputação para todos. Essas pessoas, chamadas no marketing de ghosts partners, são extremamente úteis para atrair mais clientes que, sem custo algum, fazem a sua melhor publicidade.

E mais: crie sua rede de contatos de forma inteligente. Principalmente se você for recém-formado, engenheiros de diversas áreas com mais tempo no mercado podem ser de grande ajuda. Com eles você poderá firmar parcerias e se tornar referência dentro da comunidade. Você aumenta seu repertório, ganha experiência e estabelece cada vez mais seu nome na praça.

6 – Lojas de materiais de construção

Esta é uma excelente porta de entrada para a captação de novos clientes. Pessoas que estão cotando materiais ou donos de lojas de materiais de construção são contatos importantes para o seu negócio. É comum que eles indiquem aos clientes um profissional de confiança para alguma obra ou reforma. Faça o mapeamento das lojas em sua região e visite-as, com seu cartão de visitas e panfletos.

7 – O seu próprio cliente

Como já mencionado, a indicação boca a boca é, como em qualquer área, uma grande aliada. Mas no caso de um cliente satisfeito a quem você já entregou algum trabalho, esta indicação é ainda dez vezes mais valiosa. Como ele já confiou em você uma vez, gostou e recomenda seus serviços novamente, você tem 100% de chances de fechar com um contato por este tipo de indicação.

Por exemplo, o engenheiro que realizou uma obra em áreas comuns de um edifício. Todos os moradores terão visualizado em algum momento sua equipe em ação, ou sua logomarca, seja em uniformes ou em uma placa. Outros poderão perguntar ao síndico sobre a empresa que realizou o trabalho. O importante aqui é o foco no trabalho bem feito e no pós-atendimento ao cliente – converse com o pessoal do imóvel e se possível deixe alguns cartões ou panfletos com eles. Certamente eles gostariam de ter alguém que já deu provas de qualidade e eficiência para um próximo empreendimento.

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8 – Não desanime!

Seja persistente e confie em você como profissional.

As estratégias citadas acima levam algum tempo até serem totalmente implementadas. Algumas delas precisam também de tempo para estarem perfeitas e adaptadas ao seu nicho de atuação. Um sábio conselho: tenha paciência!

Para engenheiros como para qualquer outro profissional, é normal que o começo seja difícil. Isso serve para você lapidar a sua forma de comunicar. Persista, mude a estratégia, busque outros mercados e novas parcerias. Uma parte essencial do seu trabalho, como você pôde aprender aqui, é a captação de clientes. Para isso vá com calma, aprimorando as técnicas de oratória ( Veja aqui os cursos sobre esse tema da Engplay) e fique de olho nas novidades: mesmo sem um retorno imediato, você estará aperfeiçoando a sua forma de trabalhar e será sem dúvidas reconhecido por isso.

Na Engplay, você tem todo apoio necessário para captar clientes e faturar mais na Engenharia Civil. Com dicas valiosas de profissionais já bem estabelecidos no ramo, você vai adquirir as ferramentas para um impulsionamento real de sua empreitada. Faça parte da maior comunidade de engenheiros do Brasil e torne-se um engenheiro de renome aprendendo com os erros e acertos dos maiores especialistas do mercado.

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