Financiamento de Obras: Saiba tudo sobre essa possibilidade de atuação em 2021

financiamento de obras
Você estudante de Engenharia ou recém formado ainda está procurando um nicho de mercado para se dar bem? Venha conhecer a bola da vez de 2021: financiamento de obras!

Sim, o financiamento de obras é uma área com alta demanda, boa margem de lucro e com poucos profissionais qualificados, principalmente pela necessidade de conhecimentos técnicos.

Conhecendo a área e se aprofundando nos conteúdos sobre financiamento de obras você vai se tornar o lendário engenheiro herói, aquele que consegue entregar para o seu cliente a casa dos sonhos, sem que seja preciso desembolsar altos valores à vista (afinal, nem todos nós entramos recentemente na lista dos maiores bilionários do mundo, né?). 

Baixe nosso E-book: 10 passos essenciais para uma boa gestão de obras e se torne um engenheiro mais completo.

Oferecendo o serviço de financiamento de obras, fazendo todo o processo – do zero até a entrega das chaves -, imagina a quantidade de pessoas interessadas? Calma, clientes, não pode aglomerar!

Falando em aglomeração, você deve estar se perguntando “Em plena pandemia, no meio de uma crise dessas, será que realmente vai ter gente interessada em construir?”

Bom, plantinha desinformada, mesmo com o cenário social conturbado e até mesmo durante os períodos de lockdown, o setor da construção civil não parou, e a projeção para 2021 é de crescimento de 4% em relação ao ano passado.

E se você acha que é algo inusitado a movimentação do setor em tempos de crise, saiba que é um padrão comum nessas situações. Quer um exemplo? Após a Grande Depressão nos EUA, o presidente Roosevelt criou o New Deal, que implementou diversos programas para a recuperação do país, incluindo ações nos setores de obras públicas e construção civil.

Mas por que disso? O setor da construção está diretamente ligado a diversas facetas da economia, movimenta o dinheiro, criando empregos, etc. Você já tem noção da dimensão de uma obra e de tudo que ela necessita, não é? Materiais que vêm das fábricas e indústrias, mão de obra (pintores, pedreiros, soldadores, marceneiros), fora o tanto de atividades periféricas.

salve a economia

Ok, entendi que incentivar o setor de construção é bom para a economia, mas aqui no Brasil existe mercado para o financiamento de obras unifamiliares?

Bom, no Brasil há um déficit habitacional gigantesco. Nos últimos anos, esse déficit chegou a mais de 5 milhões de moradias. Mas o que compõe esse indicador? Ele é composto por domicílios precários, em coabitação e domicílios com elevado custo de aluguel, ou seja, habitações que não são ideais. São 5 milhões de famílias que não possuem casa própria e que podem pedir pelo financiamento.

Pense em todas as pessoas que você conhece, quantas delas vivem de aluguel? Quantas delas são jovens que querem sair da casa dos pais, mas que não conseguem pagar uma casa própria à vista? Quantos são recém casados? E os casais que querem começar uma família, mas estão esperando ter a casa dos sonhos? Esses são exemplos de algumas das situações que os seus potenciais clientes se encontram, a única solução para resolvê-las e conseguirem o imóvel próprio mais rapidamente pode ser o financiamento.

Poder comprar casa

Opa, pelo visto tem realmente uma grande quantidade de potenciais clientes. Me explica mais sobre esses financiamentos para eu entender melhor do que se trata.

Há diversas formas de conseguir crédito para financiamento residencial, desde financiamentos direto nos bancos (e agora através das fintechs) até programas públicos de fomento à  moradia digna.

Capte mais clientes para as suas obras financiadas através do nosso curso Captação de Clientes para Engenharia 4.0!

O Governo Federal, seguindo as leis de habitação, oferece programas com crédito imobiliário. O mais conhecido de todos é o Minha Casa Minha Vida (MCMV), lançado em 2009 voltado principalmente para o subsídio de casas e apês novos para famílias com renda de até 1,8 mil e facilitando as condições de acesso ao imóvel para famílias com renda de até 7 mil reais. É neste segundo foco do programa que o engenheiro entra: a facilitação do acesso a imóveis abre um leque de possibilidades para as famílias escolherem como irão adquirir sua casa própria, construindo do zero, reformando e ampliando etc, atentando-se a qual faixa de renda se encaixa e qual é o teto de financiamento permitido para cada faixa.

Em 2020, foram aprovadas mudanças no programa de habitação, substituindo o Minha Casa Minha Vida pelo programa Casa Verde Amarela. Entre as principais alterações está a nova categorização das faixas de renda (agora divididas em grupos), a mudanças nas taxas de juros e a possibilidade de utilização do programa para outras ações, como reforma para melhorias da moradia e regularização fundiária.

Dentro do programa do Governo explicado acima, é possível pedir crédito imobiliário na Caixa Econômica Federal. Para construções unifamiliares existe as seguintes modalidades na instituição:

Aquisição de Terreno e Construção: financiamento para compra de terreno conjuntamente com a construção do imovel (necessita do projeto);

Construção em Terreno Próprio: financiamento para construção de imóvel para clientes com escritura definitiva do terreno;

Reforma e/ou Ampliação: financiamento de obras ou serviços para reforma ou ampliação para melhoria e/ou aumento da área construída, para clientes com escritura definitiva do ímovel. 

E o que pode ser financiado nas obras? Basicamente tudo: máquinas e equipamentos, materiais de construção, veículos, infraestrutura, mão de obra e, dependendo da modalidade, o terreno também. 

Já deu para perceber que há um grande incentivo para a aquisição da casa própria, não é? E adivinha quem (também) ganha com todas essas obras? Sim, você, engenheiro!

Outro ponto interessante: não é preciso esperar o cliente ter o dinheiro para vir até você. É possível mostrar para ele as opções de financiamento e como é possível construir a casa própria sem nem precisar desembolsar o valor da entrada (Sim, você consegue zerar a entrada para ele!). Assim, o cliente conquista o sonho do imóvel e você fatura ao não perder o projeto!

Nota 10

Ok, me interessei. Onde aprendo a fazer o financiamento de obras para os meus clientes?

No curso “Financiamento de Obras” aqui da EngPlay dá pra apender o ABC do financiamento (entender os processos a partir do zero e com aulas de verdade), ver todas as modalidades e linhas de crédito, aprender o processo de simulação de crédito, preencher as temidas tabelas (que não podem ter erros de jeito nenhum se não empacam os processos do financiamento) como a PFUI e MD, dá pra aprender a solicitar a medição e principalmente aprender a como reagir ao mercado e como captar clientes e lidar com eles, explicar e orientar a construção do sonho a chave da porta.

É a sua chance de se especializar, captar clientes, ganhar dinheiro e ser o engenheiro que todo mundo quer contratar! 

Gostou? Compartilhe!

POSTS RELACIONADOS