Para quem assiste séries norte-americanas sobre reformas residenciais, já sabe que há MUITAS diferenças das casas de lá para as brasileiras. Decerto isso ocorre por questões culturais, acesso a matérias primas diferentes, adaptação ao clima entre outros fatores. Conhecer e entender o porquê da aplicação desses pontos diferentes das construções é uma ótima forma de abrir o horizontes e – talvez – trazer inovações para os seus futuros projetos e obras. Por isso, a EngPlay separou doze curiosidades sobre o assunto para você! Confira:
ESTRUTURAS
1) Paredes de Dry Wall
A estrutura base da maioria das casas brasileiras é bloco e cimento. Mas, nas casas norte-americanas, as paredes internas da casa são feitas com dry wall. Normalmente as casas são vendidas com estruturas semi prontas. Assim, a divisão dos cômodos é escolhida pelo morador utilizando os blocos de madeira, que são forrados para isolamento térmico e acústico. Portanto, esta é uma opção de construção mais rápida que a nossa.
2) Aquecedores, aquecedores e aquecedores!
Por ser um país grande, há regiões com climas distintos, indo do frio extremo ao calor praiano. Porém, mesmo nas cidades que a temperatura mantém-se amena no inverno, o uso dos aquecedores não é deixado de lado. E esse fato não é considerado um luxo, mas sim um item comum e essencial para todas as casas. Mas se não há frio extremo, por que ter esse item? Para manter o clima dentro da casa confortável! Aqui no Brasil raramente encontramos casas com aquecimento e por isso quando as temperaturas ficam abaixo de 12º graus acabamos tendo que utilizar casacos e MUITOS cobertores para mantermos aquecidos. Nas casas norte-americanas você pode chegar e ficar confortável, sem se sentir como um picolé no congelador.
Alguns sistemas de aquecimento são também climatizadores. Ou seja, também resfriam os ambientes em épocas de calor extremo. Assim, conseguem manter a temperatura da casa confortável em qualquer estação do ano, não importando a mudança brusca de temperatura.
3) Sistema de água quente
O sistema de água quente atende a toda a casa, ou seja, todas as torneiras possuem essa opção. Aqui no Brasil utilizamos dispositivos elétricos, como chuveiros e, em alguns casos, torneiras para termos água quente. Já nos EUA, a água é aquecida por sistema elétrico ou a gás e fica armazenada na garagem.
4) Sistema de esgoto para papel higiênico
Jogar papel higiênico no cestinho ao lado da privada não é algo comum para os estadunidenses como é para nós brasileiros. Isso porque eles jogam o papel direto no vaso sanitário. O sistema de esgoto deles é diferente do nosso: possui capacidade para receber pedaços de papel sem entupir a tubulação.
COZINHA
5) Sem janela na cozinha?
Pode parecer estranho para nós brasileiros, mas nas casas norte-americanas muitas vezes não há janelas na cozinha. E como faz para sair aquele cheiro de fritura do ambiente? Com a instalação de ventilações artificiais, como depuradores. A iluminação também é totalmente artificial.
6) Triturador de comida e máquina de lavar louça
As cozinhas brasileiras possuem os eletrodomésticos básicos: geladeira e fogão. É comum também termos microondas. Mas nas casas norte-americanas há outros itens ‘essenciais’ para o conforto. O primeiro é o triturador de comida. Ele fica embutido na pia e serve – como o próprio nome já diz – para triturar os restos de comida. Isso facilita a limpeza da louça e não deixa acumular lixo orgânico na cozinha.
O segundo item é a dishwasher, ou máquina de lavar em português. Se para nós brasileiros lavar a louça é um ato cultural (de paz para alguns e de discussão para outros), os norte-americanos já ‘terceirizaram’ essa atividade. Todas as cozinhas possuem esse item, que normalmente fica embutido no móvel próximo a pia.
BANHEIRO
7) Não possuem box
Inegavelmente, para nós, o famoso box é item normal em qualquer banheiro. Mas nos Estados Unidos o local para banho é um pouco diferente: normalmente o chuveiro fica sobre a banheira e há uma cortina plástica ou uma pequena parede isolando o espaço. Embora hoje em dia, já seja mais comum ver nas construções mais novas o uso do box de vidro como temos aqui no Brasil.
8) Sem ralos no banheiro
Se você é daqueles que joga água e produtos de limpeza aos litros no banheiro para desinfetar e limpar, saiba que nos banheiros estadunidenses seria um problema. Isso porquê não há ralos para escoamento de água, além daquele da área de banho. E, como dito no tópico acima, normalmente há banheiras, ou seja, não dá para empurrar a água com o rodo para dentro do box. Este é outro exemplo da nossa diferença cultural. Nos EUA, a higienização dos banheiros é feita com o uso de toalhinhas descartáveis que já vêm embebidas em produtos específicos para limpeza.
SALA
9) Carpetes
Se no Brasil a moda da década de 60 era chão de taco, nos EUA era (e ainda é) o carpete. Portanto, piso frio ou de madeira não são utilizados nas salas e quartos. Dessa forma, há o costume de deixar os sapatos na entrada da casa, para não sujar o carpete. Este material auxilia no conforto e temperatura do ambiente, principalmente no inverno.
LAVANDERIA
10) Não usam varais
Se aqui é comum separarmos um espaço na casa para estender roupas, nas casas norte-americanas isso não é comum. Pois lá eles usam máquinas de lavar e secar. Com efeito, dificilmente estendem roupas em varais.
GARAGEM
11) Garagem para o carro? Não!
O uso mais óbvio para a garagem é guardar veículos. Mas, por uma questão cultural, os estadunidenses utilizam essa parte da casa para guardar objetivos que não são mais utilizados, acumulados ou que não dá para guardar nos outros cômodos. Dessa forma, muitas vezes não sobra espaço para o carro ser estacionado. Assim, podemos dizer que a garagem norte-americana é basicamente um ‘quartinho da bagunça’ grande.
EDIFÍCIOS
12) Escadas de incêndio… do lado de fora?
Você já deve ter visto em filmes aquelas escadas de metal externas, coladas na lateral dos prédios, principalmente dos mais antigos. Isso acontece porque na hora da construção não pensaram na saída de emergência em caso de incêndio. Ou seja, foi preciso instalá-las posteriormente pelo lado de fora. Essas escadas se tornaram bem famosas e são um símbolo facilmente reconhecido das edificações dos Estados Unidos.
Você conhece alguma outra curiosidade sobre as casas norte-americanas? Nos conte nos comentários!